Afinal o que é liberdade? Segundo o dicionário liberdade é a faculdade de se escolher fazer ou deixar de fazer algo. Mas a liberdade que o mundo prega vai muito além do se fazer, ou deixar de fazer, pois, a atual sociedade fala em liberdade, mas está presa em seus vícios, suas paixões, seus conflitos, suas loucuras, seus medos, seus desejos e seus egos.
A sociedade prega a liberdade em seus discursos, em suas músicas e opiniões, porém se esquecem que a plena liberdade que tanto almejam jamais será alcançada, porque as pessoas só se sentem livres quando podem fazer o que querem, como querem e a hora que querem, mas isso também não é liberdade já que essa visão de liberdade plena invade e devassa a liberdade alheia.
Charles de Montesquieu, filósofo Francês que viveu no século XVIII, afirmou que "a liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem, não teria mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder."
É fácil falar em liberdade, difícil é viver a liberdade, e ainda mais difícil é compreender o verdadeiro sentido da palavra liberdade, que como afirmou Montesquieu, em outras palavras, não existe liberdade quando para usufruí-la ou para sentir-se plenamente livre, é necessário usurpar a liberdade alheia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário