Tablets
Promo

domingo, 1 de novembro de 2009

Não permitas que falte o azeite

"E as insensatas disseram as prudentes: Dai-nos do vosso azeite; as nossas lâmpadas se apagam." (MT 25:8)


O azeite, na bíblia, é citado inúmeras vezes, e era utilizado de diversas formas: na iluminação (EX 25:6 , LV 24:2); na alimentação (EX 29:2); nos rituais sagrados (LV 2:2), e até para ungir reis (I SM 10:1 ,I SM 16:13 , I RS 1:39).
Os gregos e os romanos, que na antiguidade foram grandes produtores de Azeite, também descobriram diversas aplicações para o óleo das oliveiras e, não contentes com as múltiplas utilizações que lhe davam na cozinha, utilizavam ainda o Azeite como medicamento, unguento ou bálsamo, perfume, combustível para iluminação, lubrificante, e impermeabilizante de tecidos.
O azeite de oliva está presente em diversas culturas ao redor do mundo, tendo porém o seu maior uso, como componente culinário em diversos pratos.
Jesus, que falava ao povo através de parábolas, fez citação ao azeite na parábola das dez virgens, para alertar sobre a sua volta. As dez virgens simbolizam a igreja, onde, às cinco prudentes, são às que estavam preparadas para a vinda do noivo, pois, traziam azeite consigo " Regozigemo-nos, e exultemo-nos, e demonstremos-lhe glória! Pois são chegadas as bodas do cordeiro, e já a sua noiva se aprontou." (AP 19:7), porém às insensatas, não se prepararam para a vinda do noivo, pois seu azeite havia acabado e elas não levaram azeite em suas vasilhas.
Esta parábola traz algumas revelações importantes: Em primeiro lugar das dez virgens, apenas cinco entraram para as bodas, às demais, foram em busca de azeite e quando retornaram a porta já estava fechada, isto nos revela que devemos estar preparados a todo o instante para a volta de cristo, uma vez que ele virá como ladrão, ou seja, quando ninguém espera "Eis que venho como ladrão! Bem aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes,..." (AP 16:15). Em segundo lugar às prudentes levaram azeite em suas vasilhas, ou seja, elas possuíam uma reserva que precisou ser utilizada, haja vista a demora do noivo, "Bem aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando!" (LC 12:37). Em terceiro lugar, somente após a chegada do noivo, às incensatas, perceberam que lhes estava faltando o azeite para suas lâmpadas, no entanto já era tarde, e ao saírem para compra-lo, perderam o encontro com o noivo, e ao retornarem a porta já se encontrava fechada. "Acautelai-vos por vós mesmos, para que não aconteça que os vossos corações se sobrecarreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos pegue de surpresa, como uma armadilha." (LC 21:34)
Ora, a igreja está em contagem regressiva para a vinda do noivo, contudo apenas aqueles que possuírem azeite em suas vasilhas estarão aptos a entrar para as bodas do cordeiro, quanto aos insensatos, ainda é tempo de encher suas vasilhas e não deixar que falte o azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário