Tablets
Promo

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Juventude perdida

 Saiu no site G1 uma reportagem falando do consumo de álcool por adolescentes em Fortaleza, até aí, tudo bem, apesar de que não se pode considerar normal que adolescentes consumam álcool livremente, no entanto, o mais estarrecedor desta reportagem é constatar, através dos próprios menores, que eles não encontram qualquer dificuldade em comprar bebida alcoolica, e o pior, na maioria das vezes, existe a contribuição, e até mesmo, o incentivo dos próprios pais.

 É claro que não se trata apenas de melhorar a fiscalização, é algo mais profundo, é necessário uma mudança de visão, afinal de contas, se o próprio pai incentiva o filho menor a beber, não será o aumento da fiscalização que irá impedir esse menor de adquirir a bebida. Certamente os mesmos pais que incentivam o filho a beber, provavelmente o ajudará a comprar a bebida.Também não é um caso de polícia, como muitos podem pensar, pois, imagine que uma viatura policial, ao passar pelo local, deparando-se com a situação, resolve intervir, do ponto de vista legal o comerciante que vendeu a bebida ao menor, deveria ser preso, mas isso seria o mais correto do ponto de vista moral? Provavelmente não, afinal, de acordo com às leis brasileiras, o indivíduo, só atinge a maioridade após completar dezoito anos de idade, então, um adolescente de quinze anos está sobre a tutela dos pais, neste caso, a responsabilidade pelos filhos menores, pertence aos pais, além do mais, se os responsáveis pelo menor, o incentivam a beber, não será a policia que o irá desencorajá-lo.
Existe também uma tendência social, que considera a bebida como uma forma de inserção ao meio, sem contar com o aspecto machista ao qual considera que beber é uma forma de mostrar que é homem.

É claro que esses "achismos e machismos" são tendências da juventude que tendem a desaparecer com a idade, o perigo é que quando chega a idade o jovem já está mergulhado no alcoolismo e por vezes, viciado em outras drogas, lícitas e ilícitas, e aí só Jesus e muita força de vontade para recuperar.
Portanto aos pais fica o alerta, ame a seu filho e acima de tudo ensina-lhe o caminho que deve andar, para que quando se tornar adulto não se desvie Dele. O ladrão veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para dar vida e vida em abundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário